quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Reportagem: YOGA


O Yoga é um sistema Filosófico prático que assenta num profundo conhecimento do Ser Humano e do Cosmos. O Sintra Desportivo mostra-lhe uma parte deste complexo método de desenvolvimento humano que tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos por todo o mundo.

O Yoga «é a Fonte onde beberam todos os sistemas filosóficos, organizações ocultistas, iniciados, ordens de cavalaria, religiões e povos da Ásia, África do Norte, Américas, Austrália e da Europa em todos os tempos. O acesso a esta Fonte de saber foi um dos principais motivos dinamizadores dos “descobrimentos” portugueses do séc. XV, para Oriente, onde nasce a Luz» (fonte: “Chakra Sútra” - Grande Mestre do Yoga, Jorge Veiga e Castro).

O Yoga é essencialmente mental
Tudo no Yoga visa o cérebro que é altamente solicitado em todas as técnicas. O praticante do Yoga mergulha dentro de si e dirige a sua atenção para o mais ínfimo pormenor técnico. E, assim, o que era difícil vai-se tornando cada vez mais acessível, num auto-estudo fascinante e viciante, pleno de benefícios. Ao nível físico, energético, emocional, mental e, eventualmente, com incursões para além da mente – “overmind”. Cada técnica é um molde mental que o Yogi (lê-se Yogui, uma vez que o “g”, em Sânscrito transliterado, é sempre gutural), ou a Yoginí (Youguiní), pretende preencher em plenitude. Assim, por exemplo, a capacidade de concentração, no dia-a-dia, vai-se tornando cada vez maior. Para os jovens, o estudo será cada vez mais proficiente e os resultados, nos exames, serão, certamente, cada vez mais satisfatórios. Nos locais de trabalho, naturalmente que a produtividade melhorará, assim como o próprio ambiente, já que todas as Disciplinas Técnicas produzem bem-estar.

(veja a reportagem na integra na edição 58)